Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Os melhores plugins para WordPress que descobri neste ano!

melhores plugins wordpress

Eu usei o WordPress por um tempo, quando tinha outro blog, e uma das coisas que eu mais gostava – e que foi crucial para eu retornar à plataforma neste ano – era a quantidade de plugins disponível. Uma função que eu demorava dias para conseguir no Blogspot e precisava de muitos códigos para dar certo, aqui no WordPress eu faço com apenas um clique e alguns ajustes no plugin necessário – muitas vezes sem precisar nem ver códigos. Para quem entende nadinha de programação, essa “facilidade” é uma mão na roda – como dizem nossos pais, haha.

Nesses meses que voltei à plataforma eu tive muita ajuda dos plugins. Cada um tem sua função e utilidade, e dá para fazer muitas coisas diferentes na página com eles, tanto na homepage do blog quanto “internamente”. Eu juntei os meus favoritos que descobri para ajudar vocês que também usam o WordPress. E sabem qual é a melhor parte? Todos são gratuitos!

Ninguém merece abrir seu blog, ter 300 comentários para aprovar e depois sentir aquela desilusão ao ver que 299 são spams. Ou seja: mensagens nada haver com o conteúdo, muitas vezes em outros idiomas, e coisas que a gente fica tipo “what the fuck?” de tão non-sense. O Akismet foi a melhor solução que encontrei para esse probleminha chato. Ele manda todas essas mensagens estranhas para a pasta de “lixo eletrônico” e nunca erra. Aí é só você selecionar tudo e apagar. Para quem não modera os comentários, a solução é ainda melhor porque sua página não fica cheia de mensagens nada haver, né?

Como eu contei neste post, eu migrei do Blogspot para o WordPress. Aí vocês perguntam: “mas Julie, e os posts? Qual solução você deu para migrá-los para a nova plataforma?”. Simples! Tive ajuda desse plugin maravilhoso que não só importa as postagens como também os comentários e imagens. Dá para não amar?

Antes de tudo: tenha Google Analytics! Se você não conhece, é um produto da Google que, em resumo, serve como uma espécie de contador de visitas. Ele registra quantas pessoas estão online, quantas visitaram seu site ou blog naquele dia, mês ou ano, entre outras funções. Para mim, não existe melhor! Esse plugin, além de já “instalar” o serviço no blog, também fica no menu para você olhar as estatísticas. Ou seja: nem precisa abrir a página do Analytics para ver como andam as visitas.

Quando eu usava o Blogspot, era quase um parto conseguir organizar todos os ícones de compartilhamento abaixo do post. Isso porque eu arrumava código por código. Sei que há métodos mais fáceis de fazer isso, mas nenhum dava certo para mim – sempre curti deixar o design do meu jeito e alguns não deixava eu personalizar. Esse plugin do WordPress é ótimo por isso: dá para escolher qual ícone usar, se vai aparecer número de compartilhamentos ou não, etc. Além disso, você nem vê código pois ele já coloca no lugar que você quer.

Um blog é feito não só por quem escreve, mas também por quem participa com visitas e comentários, certo? Por isso quis ter um espacinho especial do Julie de Batom para aqueles que deixam uma mensagem nos posts. No rodapé do blog há uma coluna com os comentários recentes, já perceberam? É tudo por causa desse plugin!

Sabe quando você precisa fechar o blog por um tempo, seja para fazer alterações ou até mesmo porque precisa de uma pausa? Esse plugin é justamente para isso: ele deixa seu site em modo manutenção. Você pode personalizar a página com mensagem, foto, etc, avisando ao leitor que seu espacinho está desativado por um tempo.

Uma das coisas que eu adoro em um blog são os posts relacionados, pois posso conhecer alguns outros assuntos que vou encontrar por lá. O responsável por isso é esse plugin, que seleciona as postagens mais similares no fim do post. O legal é que dá para personalizar tudo sem mexer em códigos!

PARA TUDO! Esse plugin foi a descoberta do ano, da vida, do século. Eu explico o motivo: com ele dá para criar uma versão mobile maravilhosa! No Blogspot isso era impossível, pois a própria plataforma fazia isso. O problema era que o design era bem simples e não havia muitas opções para personalizar. Com o plugin é diferente. Eu consegui fazer uma página bonita, fácil de navegar e do jeito que eu quis sem precisar usar um código. Juro, foi amor à primeira vista! Há algumas opções pagas, mas as gratuitas já são ótimas e nem senti necessidade de pagar alguma função.

Outro plugin amor do WordPress! Ele serve para ajudar o blogueiro com técnicas SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Ferramentas de Busca, em tradução livre). Basicamente são “regrinhas” que ajudam seu site a ser melhor rankeado nas buscas. O que o plugin faz é te ajudar nisso e ainda te dá algumas dicas de como melhorar o post. Ótimo, né?

Agora quero saber: que outros plugins vocês usam e gostam? Há algum favorito? Deixem aí nos comentários! Se curtirem esse tipo de post, posso trazer mais. Que tal? 😉

Compartilhe o post

4 comentários
  • Geovanna
    dezembro 18, 2015

    eu nao tô bem com esse layout maravilhoso *-*

    achei teu blog por acaso e tô apaixonada, não quero sair mais daqui ♥

  • PAULO SERGIO
    dezembro 7, 2015

    Uso o CM Pop-Up Banners for é excelente quando você abre o post aparece um banner pop-up.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *