Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Fotos com celular: 11 dicas para você arrasar nos cliques!

Acho que posso falar com alguma segurança que boa parte das leitoras aqui do blog possui um smartphone com câmera, né? Quase todo mundo pode brincar de fotógrafo e fazer imagens excelentes com um aparelho minúsculo e que literalmente cabe na palma da mão, quase não pesa e pode ser levado para qualquer lugar. Tirar fotos com celular está ao alcance de quase todo mundo!

Nessa brincadeira é muito comum as pessoas subestimarem a qualidade das fotos com celular e até esperam que as imagens não fiquem tão boas. Mas será que você está realmente aproveitando o máximo que o seu smartphone pode oferecer?

Para provar que é possível fazer fotos com celular com qualidade excelente, a Ju e eu fizemos um ensaio inteiro só com fotos do meu aparelho, um Zenfone 2 (igual ao dela, que, inclusive, já tem resenha no blog). E, para ajudar vocês, resolvemos trazer 11 dicas de fotografia com celular. Temos certeza que você vai querer sair clicando tudo por aí depois de tantas ideias!

Dicas de foto de celular

1. Iluminação é fundamental para as fotos com celular

A iluminação na fotografia consiste, para explicar de forma resumida, em três pilares: abertura da lente, velocidade do obturador e ISO.

A abertura da lente define o quanto de luz entra no sensor, que equivale ao filme das máquinas fotográficas antigas (quem lembra?). Quanto mais aberta a lente, mais luz entra na sua imagem e mais desfocado fica o fundo. É sempre bom lembrar que quanto menor o valor da abertura, mais aberta ela está. Uma foto feita com a abertura f 1.8 é muito mais clara e com maior desfoque do fundo do que uma imagem clicada com f 10.

Já a velocidade do obturador define o quão rápido serão feitas suas fotos com celular. Se a velocidade estiver muito alta, você consegue congelar o momento, mas não permite que a luz entre em quantidade no seu sensor. Por outro lado, se a velocidade for baixa, a luz entra em abundância, mas você corre o risco de tremer a imagem e estragar o momento.

Por fim, o ISO é o mais delicado dos três. Ele define a sensibilidade do seu sensor. Se o ISO está alto, a foto fica cheia de ruído, com aquela cara de foto tirada no escuro, sabe? Mas se você coloca esse fator no mínimo, geralmente ISO 100, as fotos ficam quase perfeitas, mas isso necessita que você compense a claridade na abertura e velocidade. Cada item depende do outro.

Geralmente os celulares contam com sensores de baixa qualidade, se comparado com um de uma câmera semi-profissional ou profissional (saiba a diferença entre cada uma delas aqui). Por isso, evite usar o ISO alto, tá?

Dicas de foto de celular

2. Conheça seu aparelho para tirar fotos incríveis

Parece básico dizer isso, mas para tirar boas fotos com celular, é preciso, antes de tudo, conhecer o seu aparelho. Saiba como ele se comporta antes de tirar as fotos, quanto tempo ele demora para registrar um clique, quais os modos de imagem ele possui, como funciona o balanço de branco dele, etc.

Depois de muito teste e de bater a cabeça algumas vezes, você vai saber que tipo de fotos você conseguirá fazer com o seu aparelho, qual modo usar para cada situação, como levar o desempenho do smartphone ao máximo, entre outros segredinhos. Estude bastante seu aparelho, assim você sabe até onde ele te permite ir!

Dicas de foto de celular

3. Use o modo manual do seu celular

Muita gente não sabe, mas a maioria dos celulares atuais possui algum modo de fotografia manual. Se o seu aparelho oferece essa opção, mas você nunca tinha usado, não tenha medo e aposte nele! Dá pra fazer várias brincadeiras legais com luz, foque e desfoque, múltipla exposição e várias outras técnicas com o celular.

Se o seu aparelho não possui esse recurso, alguns apps como o Camera FV-5, para Android,  e Camera+, para iOS, podem te ajudar.

Dicas de foto de celular

4. Limpe a lente

Nunca é demais lembrar que a lente precisa estar limpa para que as fotos com celular saiam boas. Lentes sujas podem causar erro no foco, imagens embaçadas e opacas. Sempre que for sair para fotografar, leve um daqueles lencinhos para lentes de óculos, ou aqueles foninhos, tipo flanela. Se não tiver nenhum deles à mão, um papel higiênico macio pode quebrar o galho.

Dicas de foto de celular

5. Saiba como usar o HDR

O modo HDR, que significa High Dynamic Range (alto alcance dinâmico), chegou aos celulares prometendo fotos mais nítidas e claras, mesmo em ambientes escuros. Mas você sabe como isso funciona?

Quando seu celular está no modo HDR, ele, na verdade, tira três fotos ao mesmo tempo, em condições de iluminação bem diferentes. Isso permite que o celular compense automaticamente as partes que estão muito escuras ou claras.

O HDR é ideal para as fotos com celular feitas contraluz, em paisagens e ambientes com diferenças muito bruscas de iluminação. No entanto, por ser mais lento, ele não deve ser usado em cenas com ação, como esportes ou captação de movimento.

Dicas de foto de celular

6. Prefira fotos com celular em lugares bem iluminados

Os lugares ideias para se tirar fotos com celular são aqueles bem iluminados, de preferência a céu aberto. No ensaio que eu fiz com a Ju, fomos ao Emissário Submarino, em Santos. O dia não estava nublado e era final de tarde. Isso também foi bom para não deixar ela suada ou com os olhos fechados. Além disso, a luz estava bem uniforme e não deixou aquelas sombras muito duras.

Dicas de foto de celular

7. Não use zoom

Evite ao máximo usar o zoom quando for fazer as fotos com celular. Digo isso porque quando você tenta dar zoom nas suas fotos, você está na realidade recortando a imagem e perdendo qualidade. O jeito é chegar mais perto com o smartphone ou investir em um celular com duas câmeras traseiras, como o iPhone 7 Plus.

Dicas de foto de celular

8. Tome cuidado na hora da exposição

A maioria dos celulares cuida da exposição da foto, mesmo no modo automático. Basta tocar no objeto da sua foto com celular que o aparelho já ajusta a exposição para clarear aquele ponto. Não se esqueça de tomar esse tipo de cuidado em todas as fotos que fizer, não importa o ambiente.

Dicas de foto de celular

9. Não tenha vergonha

Não tenha vergonha de se jogar no chão, subir no banco, competir por espaço com outros fotógrafos. O mais importante para aprimorar suas fotos com celular é fotografar bastante. Quanto mais testar, mais você consegue se aperfeiçoar!

Dicas de foto de celular

10. Trate suas fotos

É ponto pacífico entre todos os fotógrafos: A foto não está pronta se não for tratada! Salvo alguns profissionais do fotojornalismo, quando o momento decisivo e o furo jornalístico são mais importantes que a imagem em si, todo mundo edita suas fotos no Photoshop ou Lightroom antes de publicar.

Por isso, sempre trate suas fotos antes de postar. Pode ser tanto no computador (as fotos da Ju foram tratadas no Lightrom), quanto no celular. Entre os apps que uso, estão o Snapseed, Photoshop Express (Android / iOS), VSCO (Android / iOS) , e muito mais.

Dicas de foto de celular

11. Abuse dos acessórios

Alguns acessórios podem dar um up e deixar suas fotos ainda mais interessantes. Além do famoso pau de selfie, essas lentes que a gente comprou no eBay são bem legais. Tiramos algumas fotos com a olho de peixe e ela deu uma boa valorizada no cenário.

Dicas de foto de celular

Lembrando que tem muito mais dicas de fotografia na categoria Fotografando, aqui no blog.

Agora quero saber de vocês: curtiram o post? Querem mais dicas de fotografia? Deixem sugestões de temas aqui nos comentários! (PS da Julie: aproveitem para dar boas-vindas ao Gui porque ele arrasou no post. Já queremos mais posts dele por aqui, né? haha <3)

Compartilhe o post

7 comentários
  • jayssa
    Março 3, 2017

    Gostei das dicas, e muito difícil a gente estar com uma câmera em mão o tempo todo, e com o celular que possue uma câmera boa facilita muito nossas vidas, eu mesma teno varias foto que foram tiradas de celular e são tão boas quanto a da Câmera. basta saber conhecer e usar o celular.

    http://myheart-j.blogspot.com.br/

  • Digitando com os pés porque com as mãos eu estou aplaudindo! Sério, que post completo e MUITO bem explicado! Vou explorar mt mais a câmera do meu celular depois desse post (acredita que tenho um iphone 5 e nunca explorei 1 recurso de cãmera? Só na selfie basicona!)

    Gui, seja muito bem vindo e continue escrevendo posts tão completos como esse.

    Beijos pro Gui e pra Ju

    • Juliana Duarte
      Março 16, 2017

      Que bom que gostou, Érica! Fiquei muito feliz com seu comentário <3 Espero que as dicas ajudem e vou cobrar o Gui de mais posts, sim ahaha

  • Andressa Lara
    Março 2, 2017

    Oi Ju, adorei as dicas, realmente hoje eu vejo que dá para tirar fotos maravilhosas com o próprio celular, e adorei saber mais sobre a função do HDR.Parabéns teu blog tá lindo. Entre no seu canal, mas ainda tem postado vídeos?? beijos

    • Juliana Duarte
      Março 16, 2017

      Que bom que te ajudou, Andressa! Eu estou postando aos poucos por causa de uns probleminhas. Mas tô voltando! haha

      Beijos,
      Juliana Duarte
      [www.juliedebatom.com]

  • Carol Souza
    Março 2, 2017

    Ameiii o post, vou salvar aqui pra ‘colar’ algumas dicas na hora das fotos rsrs
    Ps: chocada de como as fotos ficaram maravilhosas!

    • Juliana Duarte
      Março 16, 2017

      Que bom que gostou, Carol! Fiquei muito feliz. Espero que as dicas te ajudem <3

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *