Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Projeto Up: O design do blog

Depois de dar várias dicas para começar seu blog na teoria (confira), agora é hora de começar a colocar a mão na massa! Para iniciar a parte prática – que, acreditem, é a mais legal! -, resolvi trazer dicas para o design do blog.
Acredito que 90% das perguntas que recebo pelas redes sociais é sobre o design. Talvez essa seja a parte mais difícil de acertar, afinal é ela que causa a primeira impressão do blog e até o grau de confiança que o leitor vai depositar nos seus posts e nas suas opiniões.
Escolher o layout, a imagem e as cores do blog parece super fácil… Mas não é! As vezes, um blog tem ótimo conteúdo, mas perde leitores simplesmente pelo fato da escolha errada no design. Por isso é bom caprichar ou escolher um tema caprichado para seu blog.
ESCOLHENDO AS CORES CORRETAS
Escolher a paleta de cores do seu blog deve ser a primeira tarefa. O ideal é usar cores que tenham relação com o conteúdo do blog ou até com o seu estilo. Assim, quando o leitor entrar na sua página, ele já vai saber, mais ou menos, o que vai encontrar nos posts e até se ele se identifica ou não com eles.
Além disso, é ideal saber dosar os tons. Deixe sempre os mais claros para os fundos, assim o background não fica chamando mais atenção que os textos dos posts. Falando nisso: uma ótima dica é usar o branco para a coluna das postagens e o preto (ou variações do preto) no texto. Assim o leitor se sente mais confortável ao ler e não fica com os olhos cansados. E quanto mais tempo o leitor ficar no nosso blog, melhor, né?
Um erro que eu já vi muitos blogs por aí cometendo é usar cores muito escuras de fundo e outras coloridas no texto. Assim, por exemplo Além de ficar feio, fica cansativo para quem lê. Então, como eu disse antes, prefira as cores claras no fundo e, no texto, tons de preto. São as cores que mais ajudam na leitura.
#FIKDIK: No site Colours Lovers há várias dicas de paletas de cores. Assim você não fica na dúvida e não sente aquele medo de errar, né?
A ESCOLHA DA IMAGEM DE TOPO
A imagem do topo do blog é a identidade dele. Por isso, tente escolher imagens e cenários diferentes, que quase nenhum blog usa. Quanto mais inédito for, melhor.
Separei algumas imagens bem legais para vocês. Para vê-las em tamanho maior, é só clicar nelas. 
#FIKDIK: Aqui no JDB tem um post com sites para encontrar essas imagens. Confira!
Outro quesito que deve ser levado em conta é a qualidade. Se você não sabe criar nenhuma montagem legal, peça a um amigo. Ou, então, use um background de estampa que combine com o estilo do blog. Há vários lindos por aí e com vários desenhos diferentes (florais, de caveirinha, de memes, entre outros).
Exemplo de um blog sem imagem no topo (Vinte e Poucos)
Você pode encontrar esses fundos pesquisando por pattern em sites como Pinterest, DeviantArt, We Heart it e Favim. Basta colocar, também, o tipo que você quer. Por exemplo: floral pattern, skull pattern, etc.
Se for escrever o nome do blog direto na imagem, a dica é escolher fontes diferentes também (ou seja: nada de Comic Sans). Sites como o Dafont, FontPark e FontPalace possuem uma variedade incrível para download. É só escolher a sua e baixar. Ah, e a dica das cores vale pra cá também, viu?
Separei minhas fontes favoritas para ajudar vocês. Algumas, inclusive, já usei em layouts do JDB. Fim do mistério! haha.
Fonte Wendy Medium (download)
Fonte Ballpark Weiner (download)
Bebas Neue (download)
Shithead (download)
DEPOIS DAS DICAS…
O design do seu blog já está (quase) pronto! Se você manja de HTML e CSS, já pode começar a programar seu layout e publicá-lo. Se não… Fique ligado no próximo post!
Agora quero saber de vocês: curtiram o segundo post do projeto Up? Têm alguma sugestão para as próximas postagens? Conta pra gente!

Compartilhe o post

7 comentários
  • Julia Pacheco
    Fevereiro 9, 2013

    Adorei as dicas e o blog todo, tá tudo muito lindo!

  • Edlla
    Fevereiro 6, 2013

    Adorei as dicas, estão ajudando bastante!
    Eu entendo algumas coisas de HTML mais nada muito construtivo pro blog, só o basico do basico, por isso estou bem anciosa!
    Obrigado por estar dividindo conosco tudo o que você sabe é bem importante!
    Ah, fiquei super feliz quando vi seu Blog sendo indicado lá no site da capricho, Parabéns!

    http://itslayneworld.blogspot.com.br/

  • Eduarda Gonçalves
    Fevereiro 5, 2013

    Ameii o post me ajudou muito !!! Obrigada Ju e continue assim… Beijoo :*

  • Anônimo
    Fevereiro 4, 2013

    Ameiii este post, no proximo post você podia falar da publicação do blog, tipo o meu não é blogspot ou wordpress se vc colocar Vi na Moda no google não sai o meu blog por isso eu gostaria meeesmo que esse fosse o proximo assunto!
    http://www.vinamoda.teenbloguer.com

  • Camila Salles
    Fevereiro 4, 2013

    Obrigado pelas dicas !
    http://urgenciafashionista.blogspot.com.br/

  • Caique Medeiros
    Fevereiro 4, 2013

    Amei as dicas Ju, me serviram muito!

    http://www.caiquemedeiros.com

  • Thais Cristiny
    Fevereiro 4, 2013

    Adorei as dicas ..Na verdade adoro seu blog!! e estou sempre aqui conferindo as novidades!!Ahh …estou usando um layout seu,achei uma graça.Como gosto de escrever decidi criar um blog onde eu possa me expressar..rsrs!!e como ainda não sei quase nada de HTML e me identifiquei muito com um dos seus layouts, achei melhor começar com um pronto, que alem de pratico é muito bonitinho(adorei)

    http://aosdezoito18.blogspot.com.br/

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *