Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Projeto UP: a importância do mídia kit + faça sua encomenda!

O que é mídia kit?

No último post do Projeto Up eu contei algumas formas de como vocês podem ganhar dinheiro com o blog, tanto com publipost quanto com banners ao longo da página (confira). No finalzinho até comentei por cima o que é um mídia kit, mas naquela ocasião eu quis deixar para criar um post especial só para explicar o que é. Bom, cá estamos!

Se você já foi convidada para fazer alguma ação com o blog ou até mesmo foi atrás de sites para te ajudar a ganhar dinheiro com seu cantinho na internet, tenho certeza que já leu algo sobre mídia kit por aí. Em resumo, ele é um arquivo que explica o que é seu blog, quais serviços você faz com ele, quanto cobra, além de mostrar alguns números importantes, como quantas visitas recebe e quantas pessoas te seguem nas redes sociais. É esse documento que as empresas ou assessorias solicitam quando entram em contato com você para propor algum tipo de parceria. Por isso é importante manter o arquivo bem atualizado e nunca mentir, viu?

O mídia kit pode ficar tanto em uma página do blog ou ser um arquivo PDF que você vai enviar para as marcas. Eu, por exemplo, prefiro deixar na nuvem (Google Drive), assim posso enviar o documento de qualquer lugar que eu estiver. Para mostrar que esse arquivo é super importante, eu trouxe quatro motivos para você tê-lo. Juro: apenas amor!

  • PROFISSIONALISMO

Ter um mídia kit mostra àquela empresa ou marca que você leva seu blog como um trabalho (mesmo que não ganhe dinheiro com ele ainda). É uma forma de dizer que também há aquela preocupação em ter todos os dados, porque você entende que são importantes em uma parceria. Quando uma loja entra em contato com você para alguma ação, eles geralmente pedem o número de visitantes e às vezes nem tocam na palavra ‘mídia kit’. Mandar seu arquivo para eles é um ponto positivo, pois mostra que você é um blogueiro previamente preparando para esse tipo de negócio. Além disso, no documento há outras informações que podem ser úteis e ajudar para que a parceria dê certo.

  • ORGANIZAÇÃO

Imagina que trabalho seria abrir o Google Analytics toda vez que uma empresa entrasse em contato com você para saber os números do blog? O mídia kit, se bem atualizado, te poupa esse trabalho. Você só precisa criar uma periodicidade para atualizar o arquivo (eu gosto de fazer mensalmente) e pronto: quando receber um e-mail propondo parceria, você envia o documento. É menos trabalho e bem mais prático!

  • IDENTIFICAÇÃO DO BLOG

Não são apenas números que as empresas estão atrás quando entram em contato com você. Eles importam? Sim, bastante. Mas conhecer a identidade do blog, o que ele produz, qual conceito e influência, também conta muito na parceria. O mídia kit leva todo seu perfil a quem está interessado em anunciar no seu espaço. Por isso é importante ter esse documento: ele resume tudo que seu blog é.

  • RENTABILIDADE 

Outro dado importante é o valor que você cobra para os serviços do blog. Ter isso no mídia kit poupa muito trabalho e dor de cabeça. Se a empresa já sabe quanto você quer por tal trabalho, facilita que ela não precise perder muito tempo de conversa para chegar em um valor final, além de saber quanto precisa gastar, se vale a pena, etc. Claro que certas parcerias você não consegue prever, mas algumas dá para ter uma ideia, como publipost e banner.

Encomende o seu mídia kit

Há um tempo que quero voltar a fazer encomendas aqui no Julie de Batom e resolvi fazer isso aos poucos. Portanto: está aberta a temporada de mídia kit! Sim, estou fazendo esse arquivo tão importante para um blog do seu jeitinho, personalizado e com todo carinho do mundo.

Para contratar o serviço, envie um e-mail para contato@juliedebatom.com e no assunto escreva Orçamento. No corpo da mensagem coloque seu nome e endereço do blog. Toda a conversa será feita por e-mail e aí vamos combinando o que terá no arquivo e quanto o serviço vai custar. Ah, o pagamento é feito por depósito bancário e o projeto será criado em ordem de perdido fechado, ok? Vale lembrar que só estou fazendo mídia kit por enquanto. Se eu ampliar as encomendas, aviso aqui no blog.

Agora quero saber de vocês: já possuem mídia kit? Gostaram da novidade no JDB? Comentem aí! E não deixem de compartilhar esse post, principalmente com aquele amigo que quer ganhar dinheiro com o blog. Ter um arquivo desses é uma ótima forma de começar <3

Compartilhe o post

4 comentários
  • Vanessa
    Janeiro 11, 2016

    Oi Julie gostaria de fazer meu orçamento. …estou precisando de um mídia kit apesar do meu blog ser novo tem apenas 7 meses ….mas já tem empresas solicitando o meu mídia kit.

    • Juliana Duarte
      Janeiro 11, 2016

      Que legal ver o reconhecimento, Van! Parabéns <3
      Aguardo seu e-mail, haha 😀

  • Jéssica
    Janeiro 11, 2016

    Nossa, Ju! Estava lendo sobre mídia kit esses dias. Eu pensei “preciso fazer esse negócio”, mas como o meu blog não tem muitas visualizações e comentários, não sei se seria um bom investimento agora. Sem falar que estou desempregada e não dá pra gastar muito dinheiro. Bom, se o blog crescer um pouco e eu arranjar um emprego, certeza que eu vou fazer um orçamento com você, porque realmente confio no seu trabalho. Beijos! :*

    http://cabeamor.blogspot.com

    • Juliana Duarte
      Janeiro 11, 2016

      Eu acho que é sempre válido, Jé! Eu criei o meu só quando uma empresa pediu porque até então não sabia o que era. Mas ter um me ajudou bastante, porque foi quando tive noção de quantas visitas e seguidores o blog tem.
      Que lindo saber que você confia em mim! haha <3 Obrigada por tudo, viu?
      Beeeijos

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *